Escola barra aluno que não usa uniforme… Uma reflexão

Uma notícia de hoje da Fa…ops, Folha de São Paulo, me chamou a atenção. Trata do fato de algumas escolas estarem proibindo a entrada de crianças sem uniforme.
Num primeiro momento, tenho certeza que a maioria das pessoas se posicionam contra à atitude da escola. Mas pensem bem, em especial, aqueles que já trabalharam na Escola Pública: vocês já pararam para pensar como a escola conseguiria impor suas regras sem essa proibição?
Existe uma escola pública em São Paulo que proibia o acesso dos alunos à Sala de Aula sem o material didático, composto por xerox de textos pedidos pelo professor no valor de R$ 1,20. É uma prática proibida, é verdade. Mas como garantir que os meninos estudem o mínimo sem a exigência de certos princípios básicos como entrar em sala de aula com o material didático?
Esse foi um dos erros da esquerda brasileira, quando pensava a educação. Em oposição ao sectarismo e indiferença da direita, esta embebida em pleno século XXI da visão de mundo o mais positivista possível, oferecia doutrinas tão democráticas quanto asssitencialistas. O próprio Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia, afirmava que era um erro comum confundir democracia com licenciosidade.

> Devemos buscar uma escola democrática e de massas, sim, mas devemos perseguir a qualidade sempre, além da educação dos princípios éticos que queiramos defender. Depois, não tem como reclamar. E nisso, é importantíssima a participação e revitalização das APM’s

segue o link
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1210201001.

OBS.: Texto publicado também em http://www.advivo.com.br/blog/bssgeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: